Dentisteria

     

Trata as lesões dos dentes causadas por traumatismo ou carie. São utilizados materiais que substituem a estrutura do dente perdido.

Restaurações Diretas

As restaurações são o tratamento nos dentes com cáries para que retornem à sua forma e funções originais. Após remover a cárie o médico dentista introduz o material restaurador na cavidade restabelecendo a anatomia do dente.

As restaurações dentárias diretas são feitas com relativa facilidade, numa só visita e podem existir dois tipos, com características distintas. 

Restauração de Amálgama - ANTES

Restauração de Resina - DEPOIS

QUE TIPO DE MATERIAIS EXISTEM PARA RESTAURAR OS DENTES AFECTADOS POR CÁRIE OU OUTRO TIPO DE LESÕES?

Atualmente as resinas compostas (materiais da cor do dente) são o material estético de eleição para a restauração de dentes posteriores e anteriores, de forma direta e em uma única sessão. Em dentes posteriores poderá ser ainda utilizado o amálgama de prata que é uma liga metálica. Quando as lesões são muito extensas os dentes podem ficar muito destruídos. Nesta situação, a melhor opção de tratamento, com vista ao reforço da estrutura dentária que ainda resta, consiste na execução de prótese fixa. Este tipo de restaurações exige trabalho laboratorial e, por isso, requer mais consultas para a sua conclusão.

O AMÁLGAMA DENTÁRIO PODE SER PREJUDICIAL PARA A SAÚDE?

Não. O amálgama dentário é amplamente utilizado para a restauração de dentes posteriores há mais de 100 anos. Apesar da controvérsia relacionada com o potencial tóxico do mercúrio, não foi possível encontrar uma relação direta entre as restaurações de amálgama e o desenvolvimento de doenças sistémicas.

DEVO SUBSTITUIR AS RESTAURAÇÕES ESCURAS, EM AMÁLGAMA, POR RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS?

Depende. A substituição de uma restauração em amálgama por um material estético, como as resinas compostas, só é obrigatória caso a restauração apresente problemas (fraturas marginais ou completas, ou haja evidência de cárie sob a mesma). Quando a restauração está em bom estado, a sua remoção poderá ser efetuada se as necessidades estéticas do paciente assim o exigirem.

OS DENTES ESCURECIDOS POR UMA RESTAURAÇÃO EM AMÁLGAMA PODEM RETOMAR A COR DO DENTE QUANDO FOR EFECTUADA UMA NOVA RESTAURAÇÃO COM RESINA COMPOSTA?

 

A maioria das restaurações antigas em amálgama condiciona a pigmentação dos tecidos duros do dente (dentina e esmalte) deixando-o acinzentado. A sua substituição por uma resina pode melhorar muito o problema estético. Contudo, se a pigmentação for muito profunda poderá ainda persistir alguma coloração que só será eliminada removendo muita estrutura dentária sã, o que não é adequado na maior parte das situações.

Restaurações Indiretas

 

As restaurações indiretas, ou inlays, são feitas no laboratório dentário. O médico dentista faz uma impressão do dente preparado. Com base nessa impressão, o técnico fabrica a peça em cerâmica ou metal que é então aplicada e colada ao dente pelo médico dentista durante a segunda visita.

Tipos de Restaurações Indiretas:

Gold Inlay: O ouro é um dos mais antigos e ainda o melhor material para restauração, considerado até hoje como o ponto de referência. Devido às suas propriedades físicas favoráveis ​​e ao seu efeito antibacteriano, as incrustações de ouro têm uma excelente durabilidade. Por outro lado, este é um dos tipos de soluções mais caras.

Os Inlays de porcelana são feitos de cerâmica e mostram a durabilidade elevada e a estética proeminente ao mesmo tempo. Esta é a principal razão para ser a escolha mais popular de soluções de longo prazo.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 1993 por sorridente. 

INFORMAÇÕES & MARCAÇÕES