Periodontologia

 

Consiste no tratamento das doenças periodontais devido à má higienização e tem por objetivo a eliminação das bactérias responsáveis por esta doença, que pode levar a perda total dos dentes.

 

Gengivite

A doença inflamatória mais comum do corpo é a gengivite, isto é, a inflamação do tecido gengival. Os seus sintomas são:

  • Gengivas púrpuras e inchadas

  • Sangramento das gengivas

  • Afastamentos entre dente e gengiva

A esmagadora maioria das ocorrências de gengivite é causada pela placa bacteriana que se acumula nos dentes e nos sulcos gengivais. A gengivite pode ser prevenida mediante uma higiene bucal com a técnica adequada, incluindo escovagem diária, uso de fio dental e lavagem bucal antibacteriana. Se tratada atempadamente pelo médico dentista é uma doença reversível.

Periodontite

A gengivite que não é tratada evolui e afeta os tecidos nas camadas mais profundas causando a periodontite, isto é, a inflamação e destruição dos tecidos de suporte dos dentes. Os seus sintomas são os seguintes:

  • Gengivas púrpuras e inchadas;

  • Formação de bolsas gengivais (afastamento entre o dente e a gengiva nas zonas de perca óssea) e muitas vezes sangramento entre os dentes e as gengivas;

  • Recessão gengival, resultando em alongamento aparente dos dentes;

  • Nos estágios avançados, os dentes abanam e devem ser extraídos.

  • Mau hálito

Em relação à complexidade da doença, o tratamento é realizado em várias etapas em questão de semanas, às vezes até meses.

 

A causa mais frequente da periodontite é também a má qualidade da higiene oral, que leva ao acúmulo da placa bacteriana sobre as superfícies dos dentes. A inflamação contínua destrói as fibras gengivais de suporte, bem como o osso, resultando eventualmente na perda dos dentes. A evolução da periodontite em cada pessoa depende também de fatores genéticos, hormonais ou sistêmicos. A Sorridente diagnostica e trata as doenças das gengivas, osso e do ligamento periodontal, evitando a mobilidade dentária, a diminuição da capacidade de mastigação e a perda do dente.

Forma de tratamento

  • Pré-tratamento O primeiro passo é a limpeza dos dentes e estabelecer uma higiene oral satisfatória com base nas instruções do dentista. O paciente tem que ser capaz de manter limpos os seus dentes, espaços interdentais usando os materiais e métodos recomendados pelo seu médico dentista.

  • Tratamento periodontal. O tratamento propriamente dito envolve a remoção mecânica completa de tártaro e da placa bacteriana por baixo da linha da gengiva. Em estágios mais avançados, a terapia cirúrgica pode ser necessária.  O objetivo do tratamento periodontal é desinflamar os tecidos de suporte dos dentes e reduzir a profundidade das bolsas periodontais tanto quanto possível,possibilitando ao paciente manter uma boa higiene bucal.

  • Manutenção. Após a conclusão de um tratamento bem-sucedido, uma manutenção periodontal contínua é indispensável. Isso deve ser baseado na cooperação ativa do paciente com a prática diária de uma excelente higiene bucal e consultas regulares para limpeza no consultório com a frequência que o médico dentista recomendar em casa caso.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 1993 por sorridente. 

INFORMAÇÕES & MARCAÇÕES