Reabilitação Dentária

É o tratamento total da boca com finalidade de reestabelecer: Função (mastigação), estética (beleza), saúde (remover infecções). 

Com o passar dos anos, podemos passar por diversos tratamentos dentários, desde a realização de uma pequena restauração até a extração de um elemento dentário. Além disso, mesmo não realizando nenhum procedimento, ainda podemos ter desgaste dos dentes ou retração gengival.

Dessa forma, existem momentos onde precisamos ou queremos devolver novamente a estética dos dentes. Nesse caso, precisamos mexer em vários dentes e envolver diversas especialidades neste processo. A isso chamamos de reabilitação oral.

Todos precisam realizar uma reabilitação oral?

Não, nem todos precisam. A reabilitação dá-se por duas principais causas: quando se quer mudar esteticamente o aspeto do dente; ou, pela questão funcional.

Antes precisamos ter em mente que a reabilitação oral é um procedimento complexo, pois envolve mudar completamente a mordida e o sorriso do indivíduo de forma a estabilizar e sanar problemas, principalmente os de mastigação.

No início podemos precisar de exames de imagem (RX ou TAC). Também é preciso realizar moldagens das arcadas superior e inferior e articulá-las entre si, para avaliar a mordida do paciente.

Além da inspeção meticulosa da cavidade oral, um bom exame clínico que envolva a parte sistêmica do paciente é de grande importância, uma vez que com ele poderemos observar se existe alguma disfunção no organismo que possa influenciar o seu estado atual o seu tratamento.

No final, mostramos ao paciente qual a sequência de tratamento e como esperamos que o sorriso fique.

A reabilitação oral é demorada?

 

Sim. E cada caso tem um tempo diferente que envolve 3 pilares: o tempo de trabalho normal do tratamento escolhido; o tempo para que o organismo da pessoa responda ao tratamento; e, a frequência e o comprometimento do paciente com o tratamento.

A reabilitação dos dentes, quando bem realizada, devolve a correta mastigação e harmonia do sorriso. Os resultados são bastante satisfatórios, porém, temos que saber que esse tipo de tratamento não é rápido e também é custoso. Além disso, é preciso fazer a higiene de forma correta além de realizar as consultas de revisão no dentista.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 1993 por sorridente. 

INFORMAÇÕES & MARCAÇÕES